Notícias e Novidades

Buscar
  • sbc2020

75º Congresso de Cardiologia terá programação científica de alto nível


Submissão de temas livres termina nesta terça-feira (30). Inscrições já estão abertas, com descontos especiais


O 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira Cardiologia (SBC), este ano será realizado nos dias 20 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Considerado o maior e mais tradicional congresso médico do Brasil, o evento tem uma programação científica de alto nível e vai abordar os assuntos mais atuais e pulsantes da cardiologia, mostrando da conduta do consultório até a pesquisa de ponta e inovação, apresentados e debatidos por cardiologistas de renome nacional e internacional.


Com o desafio de realizar um congresso interativo e atual, que promova a integração do melhor da ciência cardiovascular com as ideias de diversas correntes do pensamento científico na especialidade, tendo em vista o modelo inovador das últimas edições, o evento deste ano promete ser o ponto de encontro dos cardiologistas de todas as partes do país em um momento de atualização científica, profissional e de unidade de todos esses especialistas do Brasil. “Vamos ter a oportunidade, havendo condições sanitárias e estamos otimistas quanto a isso, de ser um congresso presencial, integrando os departamentos e sociedades estaduais, com programações científicas específicas. Nos alegra bastante ter a oportunidade e a possibilidade de agregar todos os interessados em um único evento, uma vez que vários encontros de departamentos foram cancelados devido à pandemia do novo coronavírus”, afirma Fernando Bacal, diretor científico da SBC e coordenador da Comissão Executiva Organizadora da Programação Científica (CeCon) do 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

São esperados para o evento mais de 6 mil congressistas entre cardiologistas e profissionais de outras especialidades médicas, como clínicos, intensivistas, profissionais da Estratégia de Saúde da Família e geriatras. “Estamos certos de que essa é a nossa grande contribuição para o avanço da cardiologia e da medicina brasileira”, garante Bacal.


O compromisso da SBC com a difusão do conhecimento científico e a inovação é constante, o Congresso de Cardiologia tem a tradição de se renovar a cada ano e a incorporação tecnológica vai permitindo a interação entre os palestrantes e os congressistas para promover uma excelente experiência didática.


Para tanto, a CeCon está organizando uma programação científica de alto nível com a promoção do intercâmbio com as sociedades cardiológicas internacionais e a união de esforços de todos os departamentos e sociedades estaduais de cardiologia.


Serão mais de 130 atividades envolvendo todas as áreas da cardiologia: arritmias cardíacas, eletrocardiografia, eletrofisiologia, aterosclerose, dislipidemia, fatores de riscos cardiovasculares, cardiogeriatria, cardiologia clínica, cardiologia da mulher, cardiopatias congênitas e cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, ergometria, exercício e reabilitação cardiovascular/cardiologia do esporte, fisiologia cardiorrespiratória/cardiologia experimental, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, hipertensão arterial, imagem cardiovascular, insuficiência cardíaca/cardiomiopatias/transplante cardíaco e prevenção cardiovascular. Também haverá uma programação específica voltada para a Covid-19 e o coração com os principais palestrantes nacionais.


O Congresso ainda terá uma programação voltada a acadêmicos, residentes, salas de diretrizes, casos clínicos, Hands-on, Fórum de Ideias, prática no consultório, sala de emergências, área de prevenção, entre outros. “O objetivo é proporcionar ao cardiologista uma ampla atualização dos conhecimentos da cardiologia e a oportunidade de aprimoramento em diversas áreas da cardiologia, que impactarão em melhor prática no atendimento dos pacientes”, garante Bacal.


As inscrições podem ser feitas pelo site sbc2020.com.br. Há desconto para associados e para quem se inscrever antecipadamente até 31 de julho.


Temas Livres


A apresentação dos Temas Livres no Congresso Brasileiro de Cardiologia é um importante veículo para divulgação da produção científica nacional na área cardiovascular. “É uma grande oportunidade de divulgar e mostrar à comunidade científica cardiológica o que tem sido produzido na área, discutir esses achados com outros especialistas, contribuir para a melhora da assistência ao paciente, além de estimular a pesquisa científica no Brasil”, destaca Miguel Morita, coordenador da Comissão de Temas Livres.


O período de submissão dos trabalhos termina nesta terça-feira, 30 de junho, e o processo está sendo feito exclusivamente pelo site sbc2020.com.br.

Os Temas Livres são dirigidos a pesquisadores médicos e não médicos, incluindo as modalidades: pesquisador, jovem pesquisador e iniciação científica na área da saúde relacionada à área cardiovascular, para residentes/estagiários e alunos de graduação em medicina ou áreas correlatas.


A premiação aos primeiros colocados por modalidade objetiva estimular a atividade de pesquisa no Brasil, além de valorizar a participação dos jovens médicos na Sociedade Brasileira de Cardiologia. “O Congresso Brasileiro de Cardiologia incentiva a pesquisa nacional e valoriza os temas livres por representarem o melhor da produção científica na área cardiovascular no país. A SBC acredita que a atividade de pesquisa estimula a boa prática clínica, motiva o médico a se manter sempre atualizado e permite uma atitude crítica mais aguçada frente ao exercício diário da medicina”, explica Morita.


As categorias para as inscrições dos trabalhos vão desde arritmias cardíacas, cardiogeriatria, cardiologia clínica, da mulher e da criança, cardiopatias congênita, hipertensão, doenças coronárias, educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição, indústria farmacêutica, entre outras.


Diante da relevância da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Mundo e como ela afeta as várias áreas da medicina, inclusive a cardiologia, foi criada uma nova categoria para os Temas Livres: Covid-19 e Coração. “Temos de dar a importância ao que estamos vivendo e a relevância das implicações cardiovasculares em consequência da infecção pelo coronavírus. Trazer este assunto para os Temas Livres é a oportunidade de reunir as pesquisas brasileiras sobre a relação da Covid-19 e o coração”, destaca Morita.


Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Nacional Julgadora de Temas Livres (CNJTL) e os aprovados serão apresentados sob a forma oral ou pôster eletrônico. Os melhores trabalhos serão premiados de acordo com a modalidade selecionada e os primeiros autores dos trabalhos aprovados (oral ou pôster) receberão 50% de desconto no valor da inscrição do congresso.


0 visualização

REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Cardiologia 
Avenida Marechal Câmara, 160/Sala 330 - Centro
CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 3478-2700
www.cardiol.br

SBC 2020  -  Todos os direitos reservados.